Vinhos gregos:  O que bebem os criadores do vinho?

Segundo a mitologia grega, Dionísio foi o deus criador da sagrada bebida há milhares de anos. Mas afinal, o que há de bom na terra dos criadores do vinho?

Ainda existe uma enorme interrogação sobre a origem do vinho, mas todos os possíveis pontos estão situados no Mar Mediterrâneo, onde se encontrava o antigo império Grego. Mas se os gregos são os inventores deste divino líquido, por que não temos o hábito de experimentar o que eles cultivam por lá? Vai saber.

imperio-macedonico1
Antigo Império Grego

O fato é que os gregos produzem excelentes vinhos até hoje, mas de alguma forma, foram relegados ao longo do tempo. E quais são suas principais castas? A seguir:

Assyrtiko

É uma das melhores castas brancas  da Grécia. Ela primeiramente foi cultivado na ilha de Santorini, onde desenvolveu um carácter único, produzindo excelentes vinhos AOC. Ela tem a capacidade de manter sua acidez à medida que amadurece. Produz um vinho seco que tem aromas cítricos, misturados com um sabor terroso e mineral, devido o solo vulcânico de Santorini.

2011gaiawildferment

Agiorghitiko ou Agiorgitiko

Um dos mais nobres das castas tintas gregas (cujo significado é São George), ela é cultivada principalmente na região da AOC Nemea, no Peloponeso. Produz vinhos que se destacam por sua cor vermelha profunda e notável complexidade aromática. Taninos macios em combinação com sua acidez equilibrada levam à produção de muitos estilos diferentes de vinho, variando de vermelhos aromáticos frescos à extraordinários tintos envelhecidos.

gaia-agiorgitiko-by-gaia-nemea

Mavrodaphne

Seu significado é Louro Preto e é encontrada principalmente nas regiões do Peloponeso e nas Ilhas Jônicas. É misturado com a uva Korinthiaki para produzir um vinho de sobremesa fortificado delicioso, conhecido como Mavrodaphne de Patras. Também produz resultados muito bons quando misturados com uvas Refosco, Agiorghitico e Cabernet Sauvignon.

CIMG34821

Xinomavro

É a variedade da uva predominante na Macedônia ( cujo significado é “preto ácido”). Os vinhos feitos de Xinomavro são conhecidos por seu excelente potencial de envelhecimento e seu caráter tânico rico. Seus aromas complexos combinam frutas vermelhas, como groselha, com toques de azeitonas, tomates secos e especiarias.

Katogi-_26-Strofilia-Averoff-Xinomavro-2007-Label

Até a próxima!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: