Vin Doux Natural: Já ouviu falar desse tipo de vinho de sobremesa?

Também conhecidos por VDN, os Vinhos Doces Naturais são obtidos pelo método mutage que é trazer um suplemento de álcool vínico neutro no mosto durante a fermentação, retendo uma parte do açúcar original da fruta.

A história começa em 1285, quando Arnaud de Villeneuve, doutor na faculdade de Medicina em Montpellier, desenvolve um processo para gerar açúcar no vinho: O Método Mutage.

Esse método consiste em adicionar álcool vínico neutro às uvas durante a vinificação para interromper a fermentação. Asfixiada, a levedura cessa a fermentação e o vinho retém uma parte do açúcar natural da uva, que não é fermentado.

Mas Amiel, VDN de Maury

 

Normalmente os vinhos VDN são  produzidos a partir das uvas Muscat de Alexandria, Grenache (nas suas três variações, branca, negra e cinza), Tourbat, Malvasia e Macabeo, com uma pequena tolerância de outras uvas.

Para sua produção, é necessário o mínimo de 252 gramas de açúcar por litro e um teor alcoólico de 15%.

Na França, onde normalmente são produzidos, os exemplares mais famosos são os Muscat de Rivesaltes, Frontignan, Miravel, Muscat de Beaumes, Rasteau, Maury e Banyuls, este último, tido como a harmonização perfeita para o chocolate.

Banyuls, VDN do Roussillon, sul da França
Banyuls, VDN do Roussillon, sul da França

 

Até  a próxima!

 

 

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: