Torrontés: A uva pro Verão!

De corpo leve, aromática e de média acidez, a Torrontés produz vinhos descompromissados, ideias para servem sorvidos na beira da psicina ou até mesmo na praia como aperitivo.

Estou passando minhas férias na Cidade do Sol, como é conhecida a cidade de Fortaleza,  com sua média de 350 dias de Sol por ano.

Praias desertas e muito calor. Pra mim, ambiente ideal para vinho (Bem, assim como todos os outros.)

E prontamente me vem a Torrontés à cabeça, um vinho branco bem leve, que pode-se beber gelado, cerca de 9ºC. É perfeito para ser tomado como aperitivo, seja contemplando o tempo, seja em uma boa conversa à beira da piscina.

Torrontés
Torrontés para a piscina!

Origem

Ela surgiu em Mendoza através do cruzamento acidental das uvas Moscatel de Alexandria  e Criolla Chica, ambas de mesa. Mas a identificação desta nova cepa foi um processo complexo e acidentado, pois no início, a Torrontés conviveu misturada com outras cepas, sem que os viticultores notassem que era um vinhedo diferente. Bem, lembra um certo alguém lá do Chile.

E em Mendoza, ela ainda apresenta 3 subdivisões: Torrontés Riojano, o mais cultivado; o Torrontés Sanjuanino; e o Torrontés Mendocino, o menos aromático.

Regiões Vinícolas da Argentinas
Regiões Vinícolas da Argentinas

 

Mas é no Valle de Cafayate, em Salta, bem ao norte do país, que ela tem seu potencial melhor explorado. Essa zona possui um microclima especial para esta videria, com altitudes de 3.000 metros e chuva muito escassa, permitindo um desenvolvimento excepcional.

Hoje, ela é a uva branca emblemática da Argentina!

Torrontés
Torrontés para a praia!

 

Harmonização 

Além de ser perfeito para acompanhar uma praia ou piscina, ele é uma ótima indicação para para acompanhar mariscos ou comidas asiáticas, como pratos aromáticos e picantes, como comida indiana, chinesa ou tailandesa.

O Vinho 

E o eleito foi o Pasión 4, de cor amarelo palha com reflexos dourados. No nariz, aromas de limão, maracujá, pêssego e flores brancas, como jasmim. Em boca é fresco, com boa persistência e uma ótima acidez. Ótima pedida!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: