Salentein Reserve Malbec 2012: Amor ao primeiro gole.

E foi assim que eu o conheci. Tarde de fim de semana, ele sai da adega, mergulha suavemente decanter, respira, e já na taça faz brotar um sorriso. Aquele perfumado gostoso depois do primeiro giro da taça. Coisa boa mesmo é a gente se surpreender tanto com algo que aparenta ser um “mais do mesmo”.

12107607_1731169643773330_1206657212_n

Os vinhos de hoje andam tão batidos, comerciais, similares, que é delícia surpresa encontrar algo que nos faça parar depois do primeiro gole e sorrir.

Gosto dos vinhos que me fazem contar pra todo mundo o quanto ele é bom.

Tenho tara particular por vinhos elegantes. Eles me conquistam no primeiro gole. Acho que essa coisa de amar comida ajuda um pouco, afinal, vinhos elegantes tem boa tendência a serem gastronômicos. E essa é a minha tendência favorita.

Já até declarei o meu amor por eles aqui neste post A Era dos Vinhos Elegantes.

Se eu tiver que resumir as características do Salentein Reserve Malbec 2012 diria: É elegante, redondo, aveludado, gastronômico e deliciosamente fácil de beber.

salentein_reserve

Gosto de Malbec mas tenho lá meus preconceitos. Aquela coisa meio sisuda, tânica demais, encorpada demais, exagerada demais quase trazendo uma bandeira da Argentina junto.

Bonito é encontrar um Malbec fora da curva, complexo e delicado, taninos largos e macios, tudo muito equilibrado. De sutil potência.

É um vinho intenso, com grande personalidade. Ele traz a tipicidade varietal da Malbec como uma cor púrpura brilhante, frutas escuras, delicados aromas florais, chegando a ter um início adocicado que cobrem todo o palato de uma textura sedosa e aveludada. Ameixa, amora, baunilha e taninos irresistivelmente redondos e agradavelmente doces, acidez perfeita. O final não poderia ser diferente, longo e persistente. Prazer sem excessos, fantástico!

O vinho é a principal bandeira desta vinícola inovadora, a Salentein localizada no Alto Valle de Uco. E não é a toa que o vinho dá esse show. Trazem uma nova visão de qualidade com consciência global. Respeitando e apoiando as pessoas, a natureza e a comunidade onde os vinhos são feitos.

Plantios de variedades clássicas, preservação de vinhas velhas, trazendo a arte europeia de vinificação com alta tecnologia.

E nesse ar um tanto quanto poético do post, deixo meus aplausos ao vinho.

Vinho: Salentein Reserve Malbec 2012
Produtor: Bodegas Salentein
País de origem: Argentina
Região: Valle de Uco, Tunuyán  –  Mendoza
Uva: 100% Malbec
Safra: 2012
Madeira: 12 a 14 meses
Teor alcoólico: 14,5%
Enólogo: José Galante
Preço médio: R$ 70 a R$ 90

 

 

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: