Morellino di Scansano: Nem só de Chianti e Brunello vive a Toscana!

Essa DOCG fica localizada no sul da Toscana, e também é elaborada em grande parte pela Sangiovese (pelo menos 85%), assim como os Chianti e os Brunello. A diferença é que possui um preço bem mais em conta!

Morellino di Scansano é um DOCG de vinho tinto das colinas costeiras do Sul da Toscana. Sem dúvida, é  uma das regiões DOCG menos conhecidas da Itália (apenas em 2006 subiu do posto de DOC), sendo um vinho subestimado, e que vive às sombras de seus “irmãos” mais conhecidos como os  Chianti, os Montalcino e os Montepulciano.

Morellino é o alterônimo que a Sangiovese recebe na região do vilarejo de Scansano, daí o nome da Denominação de Origem.

Região de Morellino di Scansano
Região de Morellino di Scansano, ao sul da Toscana (mapa por WineFolly)

E o eleito do dia foi o Bellamarsilia, produzido pela vinícola Poggio Argentiera, um corte de 85% Sangiovese com 15% de Ciliegiolo. Um fato curioso é que o nome do vinho aparece apenas no contra-rótulo.

De cor vermelho rubi clara, o vinho possui taninos macios, com muitas notas de couro e cereja madura. Este último aroma é característico da uva Ciliegiolo (Cereja em italiano é Ciliegia), e se propaga sobre as outras frutas vermelhas de forma imponente e persistente.

  

Delicado, ele harmoniza muito bem com carnes de caça, como javali, faisão, coelho e massas recheadas de carne ou com ragú.

Até a próxima!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: