Meritage: Já ouviu falar dessa uva?

Em muitos rótulos de vinhos americanos, em alguns casos nos rótulos de países do Cone Sul também, surge o nome Meritage para descrever a uva dos vinhos. Mas esse nome aparece tanto em vinhos brancos, quanto em tintos. Afinal, que uva é essa?

Meritage na verdade não é uma uva, mas um Blend das principais uvas de Bordeaux, e pode ser branco ou tinto.

Meritage Branco

Vinhos brancos de Meritage, embora raros, são alguns dos mais elegantes e requintados vinhos brancos trabalhados. São o acompanhamento perfeito para frutos do mar e aves, Para se qualificar como um Meritage branco, o vinho deve ser uma mistura de pelo menos duas das três variedades específicas brancas nobres de Bordeaux – Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle. Nenhuma única variedade pode fazer mais de 90 por cento da mistura. O vinho não se qualifica como um Meritage se mistura inclui qualquer outra variedade de uva.

Meritage Branco
Meritage Branco

Meritage Tinto

Um Meritage tinto é uma mistura de dois ou mais variedades de Bordeaux – Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, Merlot, Carménère, Petit Verdot e as mais incomuns St. Macaire e Gros Verdot. Se a mistura inclui qualquer outra variedade de uva, não pode ser considerado um Meritage. Também, para se qualificar como um Meritage, nenhuma única variedade de uva pode compõem mais de 90 da mistura.

Meritage Tinto
Meritage Tinto

Recentemente provei um Meritage Tinto da Trump Winery, do talvez futuro presidente americano Donald Trump. Ele está inaugurando um Hotel na praça do Ó na Barra, já para os Jogos Olímpicos, e claro, lá estarão disponíveis alguns vinhos meritage de sua vinícola para experimentar.

Até a próxima!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: