Maredsous Tripel: tradição, elegância e vigor numa mesma taça!

A Maredsous Tripel foi concebida para ser uma cerveja de festa, uma “nec plus ultra“, ou seja, o que se há de melhor segundo os monges da Abadia Maredsous.  Uma bebida para ser sorvida em ocasiões especiais!

A Maredsous é uma das minhas cervejarias belgas preferidas e o estilo belgian tripel é uma de minhas paixões do mundo do malte.

Fundada no Século 19, perto de Deneé na Bélgica, a Abadia Maredsous é um monastério de monges beneditinos, que além de escola de arte e queijaria, desde de 1963 também é uma cervejaria. Atualmente vivem 32 monges sob o regime ora et labora’ (rezar e trabalhar) – uma tradição que vém desde 529 AD. 

Igreja da Abadia Maredsous
Igreja da Abadia Maredsous

De cor âmbar e com maltes especiais de caramelo, ela possui um complexo bouquet frutado com toques de banana, laranja, toques de passa, frutas secas e caramelo, com um ligeiro amargor. Seu pujante teor alcoólico de 10% e sua sutileza e elegância de aromas se fundem numa amálgama perfeita e refinada. Uma senhora cerveja!

Maredsous Tripel
Maredsous Tripel

 

Ela harmoniza com cogumelos ou mexilhões salteados, foie gras ou molhos de carne mais delicados, mas também pode ser muito bem acompanhada de sobremesas, como por exemplo o Tarte Tatin (torta de maçã), onde o caramelo e acidez se entrelaçam numa grande sinergia com a maçã. Outra combinação adocicada bem sucedida são os doces com banana ou canela, ou qualquer queijo macio com um sabor suave.

Cheers!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: