Greystone Cellars Chardonnay: o vinho americano universitário!

Ainda em ritmo de Verão, mais uma sugestão refrescante para a turma do vinho! Um exemplar californiano com alma tropical, repleto de frutas cítricas e frutas brancas, elaborado por uma universidade americana de enogastronomia!

Outra dica bacana pro verão são os vinhos americanos, indicados para os amantes das castas brancas que procuram um pouco mais de complexidade na taça. Seu perfil mais vigoroso de vinificação, normalmente com alguma passagem ou fermentação em barricas, confere mais estrutura, intensidade de cor e os adoráveis aromas de baunilha e manteiga.

The Culinary Institute of America (CIA) de Napa
The Culinary Institute of America (CIA) de Napa

A CIA (Culinary Institute of America), uma faculdade independente e sem fins lucrativos de Culinária e estudos profissionais de vinho, realiza em parceria interessante com a Markham Vineyards, um produtor vizinho, na sua filial da Califórnia, em Napa Valley.

Esse projeto é o Greystone Cellars, que produz excelentes vinhos orientados para gastronomia, com linhas bem complexas e ao mesmo tempo acessíveis. Uma parte dos lucros serve para sustentar o próprio instituto.

Greystone Cellars Chardonnay 2011
Greystone Cellars Chardonnay 2011

 

A dica de hoje é o Greystone Cellars Chardonnay 2011, elaborado principalmente com a uva de mesmo nome e cortado com pequenas porções Chenin Blanc e Moscatel, que lhes dão frescor, notas florais e frutas brancas ao aroma.  Ele é produzido em tanques de aço inox e tem uma parte envelhecida durante 3 meses em barricas.

Sua cor é amarelo ouro clara, muito límpida. No aroma, presentes notas de maçã unidas a mineralidade, baunilha, margarida, goiaba, pêra, frutas cítricas, e especiarias. Em boca acidez bem acentuada e equilibrada ao álcool de 13,5%. Bastante elegante e cremoso. Ótima dica!

Harmoniza com queijo Camembert, massas de molho branco e queijo, assados de frango, peru, peixe-espada e  pratos de vegetais. Mas também é ótimo para ser consumido como aperitivo.

Espero que gostem! Até a próxima!

 

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: