Fuller’s London Black Cab: uma Stout para amar!

Tem gente que ama o sabor adocicado das Weiss (cervejas de trigo). Há quem ame Witbier com seu frescor e leveza, notas condimentadas e cítricas. Não preciso nem falar da Pilsener e sua legião de seguidores. E eu? Ah… eu amo mesmo as Stouts! É sempre difícil dizer qual é sua cerveja preferida ou vinho preferido, mas eu tenho uma Stout preferida, e ela é a Fuller’s London Black Cab!

91ee_f657

Seja Porter ou Stout, se tem algo que me faz feliz falando de cerveja é uma boa e generosa dose de amargor, torra e notas de café e chocolate. E sim, a Escola Inglesa é a minha favorita.

A Fuller’s é uma das mais importantes cervejarias da Inglaterra, fundada em 1845. Produz mais de 10 diferentes tipos de cervejas e possui mais de 360 bares. E o principal, traduz perfeitamente o que é o estilo inglês de fazer cerveja.

Cervejas elegantes representam muito bem a Escola Inglesa. Isto é, cervejas muito bem equilibradas, não agressivas, que não entram no modismo das cervejas extremas, sem falar na alta drinkability das cervejas que eles produzem.

IMG_20141113_215523

E a London Black Cab Stout é um ótimo exemplo disso tudo, importada da Inglaterra, essa autêntica e elegante Dry Stout, possui boa formação de espuma, coloração da cerveja escura e fechada. Aromas de café, torrefação, um pouco de chocolate amargo e bem levemente licorosa.

Bom amargor com um ótimo final, amargo e seco…hummm!! Apesar das características ela possui baixo corpo, com apenas 4,5% de graduação alcoólica e também é muito macia.

Harmonização

Opa, agora chega a hora boa e quero dar destaque especial a ela. As Stouts são magníficas tanto para harmonizar como para usar de ingrediente em receitas. Quantas e quantas receitas não são feitas com Guinness por exemplo?

E quem acha que elas são boas apenas para fazer carnes, se engana! São espetaculares quando utilizadas em redução de molhos e também para fazer brigadeiro. Sim meninas, eu disse brigadeiro!! Logo mais eu posto uma receitinha de brigadeiro de stout por aqui!

Fizemos outro dia um Fetuccini al Funghi puxado na Stout. A Stout entrava na redução do molho feito de funghi porcini e na harmonização do prato utilizamos a London Black Cab. Pura perfeição!

IMG-20150203-WA0060_1

Pode parecer estranho, mas uma harmonização muito tradicional para Stouts são ostras. Ostras frescas e stouts de baixo corpo como essa combinam tão bem que deram origem até a um festival muito conhecido na Irlanda!

Fora ostras, vai bem com queijo brie/camembert, gouda, lombo de porco defumado, carnes assadas, costela ao barbecue, feijoada, petit gateau, torta de chocolate, crème brûlée… enfim, o céu é o limite para uma Stout!

Curiosidade

Black Cab são os tradicionais táxis ingleses, tão símbolo da Grã-Bretanha como um ônibus de dois andares, chá da tarde ou como o táxi amarelo é de Nova York.

Black_London_Cab

Fica então a minha dica! Quem já é fã de Guinness vai amar esta cerveja e quem está começando a explorar o mundo das cervejas escuras, uma ótima porta de entrada também!

Cerveja: Fuller’s London Black Cab Stout
Cervejaria: Fuller’s Griffin Brewery
Origem: Inglaterra
Estilo: Dry Stout
Cor: Preto opaco
Graduação Alcoólica: 4,5%
Temperatura: 8 – 10ºC
Embalagem: Garrafa 500ml
IBU: 40                                                                                                                                                   Preço médio: R$ 25,00

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: