Concurso Mundial de Bruxelas: Você sabe como funciona?

Existem inúmeros prêmios internacionais no mundo vinícola, que conferem medalhas de ouro, prata e bronze aos seus participantes, mas você sabe como se elegem os merecedores de cada medalha?

São pelo menos 5 grandes prêmios de expressão internacional no mundo do vinho: Concurso Mundial de Bruxellas, Mundus Vini, Decanter, International Wine Challenge e International Wine and Spirits Competition.

Cada um destes tem suas particularidades, mas julgo o O Concurso Mundial de Bruxellas como um dos mais íntegros e respeitados do meio. 

Os degustadores do Concurso Mundial de Bruxelas
Os degustadores do Concurso Mundial de Bruxelas

Existente há 21 anos, seu colossal jurí de quase 300 pessoas de mais de 50 países é multi-disciplinar, sendo composto por enólogos, sommeliers, jornalistas especializados, proprietários de vinícolas, engenheiros agrônomos, compradores de grandes redes internacionais, presidentes de associações de enologia, e por ai vai.

Os candidatos
Os candidatos

São cerca de 8 mil rótulos por edição, mas cada vinho é analisado individualmente e totalmente às cegas (não se consegue ver nem o formato da garrafa) por um comitê de pelo menos 6 integrantes, obrigatoriamente de países diferentes. Cada um dá a sua nota pro vinho. Como uma mesa de poker, é proibido a expressão de qualquer tipo de gesto que indique o gosto de cada jurado.

Folha de Degustação
Folha de Degustação

Cada vinho então, reberá as medalhas, divididas em Grand Gold Medal, Gold Medal e Silver Medal, com a média de notas dos jurados. De uma maneira geral, vinhos com notas médias acima de 83 ganham medalha de prata, 87 ganham medalha de ouro e 92 ganham a grande medalha de ouro.

A Grande Medalha de Ouro
A Grande Medalha de Ouro

E caso um vinho seja premiado, eles ainda compram anonimamente a mesma garrafa e enviam para um laboratório certificado junto com a contra-prova (enviada ainda na inscrição), pra saber se aquele vinho que foi enviado para o concurso é igual ao disponibilizado para o consumidor comum.

Para saber sobre os vencedores atuais, de edições passada e mais informacões, confira em www.concoursmondial.com

Até a próxima!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: