Château Villerambert Julien: Já ouviu falar em aroma de Garrigue?

Não é fácil encontrar um bom francês abaixo dos R$ 100,00 aqui no Brasil (e quem dirá em Dezembro, quando os preços subirem cerca de 15% devido ao novo imposto), mas o Château Villerambert Julien, da OAC de Minervois, é um vinho que chega pra inverter esse quadro.

Normalmente quando buscamos vinhos tintos franceses, pensamos logo nas 3 principais regiões: Bordeaux, Borgonha e Rhône. Contudo, exatamente por essa demanda é que estes vinhos se tornam mais caros, mas nem sempre quer dizer que são os melhores da França.

É possível encontrar muita coisa boa no Sul, região de preços mais interessantes, sem deixar a qualidade de lado.

cartes-aoc-igp-sud-de-france
AOC’s do Sul da França.

E um desses achados foi o Château Villerambert Julien, da AOC de Minervois. Por cerca de R$ 90, é um magnífico custo-benefício, com aromas complexos, grande elegância e estrutura em boca.

A grata surpresa foi o aroma de Garrigue, típico do sul da França, que é uma combinação dos aromas de ervas e flores locais (Provence é ali do lado), como tomilho, lavanda, alecrim, zimbro e etc. Recomendo.

Esse vinho fica armazenado por 1 ano em barricas francesas e é um corte feito de 60% Syrah e 40% Grenache, sob um rendimento de apenas 3.600 L/ha (ou seja, umas 4 vezes mais concentrado que um vinho normal de supermercado).  

FullSizeRender-1

 

Até a próxima!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: