Brunello di Montalcino e a histórica safra de 2010!

Aproveitando a minha recém chegada da Itália, onde estive por 10 dias participando de uma feira de vinhos na Toscana, trago uma novidade quentíssima e que está agitando o mercado de vinhos do Brunello di Montalcino: a safra de 2010 vem sendo declarada como a melhor e mais sensacional safra dos últimos anos, e será considerada como fantástica, extraordinária e histórica!

Por todos os lugares que andei na Toscana o que mais ouvíamos falar era justamente isso, a magnífica safra de 2010 e um brilho nos olhos de todos os produtores, orgulhosíssimos de suas crias recém lançadas ao mercado, e que prometem fazer muito, muito sucesso!

bb15

O Brunello di Montalcino 2010 está entre os vinhos mais esperados do ano de 2015. E quem diz isso são os especialistas e críticos de todo o mundo, que prevêem que a colheita de cinco anos atrás, que por acaso tinha obtido 5 estrelas, estará entre as melhores já vistas.

brunellos2010

A safra do ano de 2010 para o Brunello di Montalcino já é considerada uma das maiores da história do mais famoso vinho tinto da Itália. Nunca estes vinhos foram tão profundos em termos de qualidade, caráter e quantidade das melhores vinhas nas encostas de Montalcino. Eles representam um novo paradigma para os vinhos exclusivamente à base de Sangiovese da Toscana.

“A safra de 2010 representa um novo ponto de Brunello di Montalcino”, admite Vincenzo Abbruzzese, o proprietário do Valdicava, um dos grandes produtores de Brunello. Sua safra 2010 de Brunello é um vinho quase perfeito, 99 pontos, e este não é ainda o lendário Brunello do single vineyard, Madonna del Piano Riserva. “Os vinhos têm um estilo único que os tornam extremamente atraentes quando jovens, mas também estruturados e belos para o envelhecimento. Eles vão ser o novo padrão de qualidade para julgar todos Brunellos.”

E a palavra que reinou durante todos estes dias foi justamente a tal elegância no vinho, coisa que falei há algumas semanas atrás neste no post sobre A Era dos Vinhos Elegantes.

É um desafio generalizar qualquer safra em Montalcino por causa de suas condições de crescimento diferentes. Altitudes dos vinhedos variam de 320 a 1.969 pés acima do nível do mar, e as temperaturas médias no verão e chuvas variam significativamente de norte a sul.

10996061_10153259974499180_4640705735147174420_n

No entanto, de acordo com os produtores em todos os cantos da denominação, 2010 foi um ano marcante em termos de clima.

“Foi uma época de cultivo perfeito, relativamente quente durante a fase de maturação, com acentuadas mudanças de temperatura durante o dia e noite que nos permitiram que esperar o melhor maturação fenólica jamais alcançados na nossa propriedade”, diz Francesco Ripaccioli da Canalicchio di Sopra e vice-presidente do Consorzio Brunello di Montalcino.  E ele mesmo define a safra como “histórica”.

Canalicchio-di-Sopra-2010-Brunello-di-Montalcino-11-of-19

Graças a estas condições ideais de crescimento, existem excelentes Brunellos 2010 que exibem ricos sabores de frutas, frescor e taninos potentes. Os melhores têm estrutura para envelhecer pelo menos 15-20 anos, seus sabores suculentos e concentrados também irá torná-los acessíveis em poucos anos, uma vez que os taninos começam a amolecer.

BENVENUTO BRUNELLO 2015

O evento BENVENUTO BRUNELLO 2015″ ocorreu durante os dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro em Montalcino na Itália, onde acontece a apresentação para toda a imprensa internacional dos novos vinhos introduzidos no mercado. Dois dias são dedicados apenas a apresentação dos novos vinhos e já estão ou que estarão disponíveis no mercado em breve: Brunello di Montalcino 2010, os Riserva 2009 e Rosso di Montalcino 2013.

Benvenuto-2015-61
Benvenuto Brunello – Montalcino 2015

O evento já havia ocorrido em Nova York e São Francisco, sendo apresentados para wine masters, jornalistas, donos de restaurantes, sommeliers e importadores. E os comentários que vieram do exterior nas últimas semanas, na estréia americana Benvenuto Brunello em não desmentem expectativas. E o resultado sempre o mesmo, dezenas e dezenas de elogios vindos dos maiores críticos e especialistas de todo o mundo.

O Brunello di Montalcino

O Brunello di Montalcino é um dos mais famosos vinhos da Itália e um dos mais vendidos e prestigiados no mundo. Tenho certeza que pessoas que nunca ouviram falar ou que pouco conhecem vinhos italianos certamente já ouviram falar sobre Brunello di Montalcino e sabem que são grandes vinhos.

215571

O mítico Brunello – sonho de consumo de muitos – é feito com um clone especial da sangiovese, vem de pequenas áreas demarcadas e garantidas (não mais do que 6.600 garrafas por hectare) e envelhece pelo menos 5 anos após a colheita, sendo dois em barris e 4 meses afinando na garrafa antes de ser liberado ao mercado. Já o Riserva só pode ser liberado para o mercado após 6 anos.

O Brunello di Montalcino é um vinho tinto classificado como DOCG (Denominação de origem controlada e garantida) produzido na região da Toscana, território da comuna de Montalcino, província de Siena. Pode ser considerado, junto com os Barolos, o vinho tinto italiano dotado de maior longevidade além de ser o primeiro vinho italiano a receber a certificação DOCG. São produzidos cerca de 70.000 hectolitros/ano.

A uva Sangiovese

É a varietal que dá vida não só ao prestigiadíssimo Brunello di Montalcino, mas há tantos outros maravilhosos e estupendos vinhos da Toscana. É a uva tinta mais plantada na Itália e dependendo da região acaba ganhando outro nomes, mas a estrela principal utilizada na produção de vinhos Chianti, Brunello di Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano, Morellino di Scansano, Rosso di Toscana, Rosso di Montepulciano, Montefalco Rosso, Montecucco Rosso, entre outros.

Cada um deles possui personalidades bem distintas, um verdadeiro reflexo do terroir onde são plantadas. No Chianti encontramos vinhos fáceis de beber e leves. Já no Vino Nobile di Montepulciano encontramos um caráter mais encorpado e acidez pronunciada. E claro, nos Brunellos ela aparece em sua melhor e mais exuberante forma, produzindo um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado.

IMG_20150218_131837

A Sangiovese em geral dá vida a vinhos com boa expressão de frutas, notas herbáceas, especiarias, com uma ótima acidez e estrutura. Dá aos vinhos grande elegância, versatilidade, acidez e complexidade. É a uva perfeita para acompanhar a saborosa cozinha italiana.

É como comer amoras e framboesas na floresta”.  Jancis Robinson, renomada crítica de vinhos.

A Toscana e Montalcino

A região de Montalcino pertence a Toscana, que é uma das mais belas regiões vinícolas do planeta. Com suas colinas, gramados dourados, vinhedos que mais parecem pinturas e que seguem ornamentados em toda a sua extensão pela Cipreste, a árvore ícone da Toscana.

20120612_164501

Principalmente conhecida por seus vinhos Chianti, Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino, Bolgheri, Montepulciano, dá origem aos vinhos mais prestigiados do mundo.

Tuscany-Wine-Map-by-Wine-Folly

Montalcino é uma pequena comuna da região da Toscana, com apenas 243km de extensão e detentora de alguns dos melhores e mais famosos vinhos italianos. Fica 40km ao sul de Siena, repleta de colinas e com uma paisagem agrícola com grande história e beleza.

20150213_100632

Seus grandes vinhos, seu território que é Patrimônio Mundial da UNESCO, com seus produtores cheios de paixão e compromisso para alcançar novas metas fazem desta região uma das mais encantadoras que podemos conhecer.

lr_montalcino-panoramica

E é neste pequeno pedaço do paraíso de Baco que encontramos os vinhos das tipologias Brunello di Montalcino DOCG, Rosso di Montalcino DOC, Moscadello di Montalcino DOC e Sant’Antimo DOC.

20150213_094102

Então anote, ao ver um Brunello di Montalcino 2010 à sua disposição, não hesite! O agarre com toda força e aprecie uma das mais belas safras deste vinho que é um ícone em todo o mundo!!

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: