Brooklyn: uma lager de respeito

A Brooklyn Lager é a cerveja carro-chefe da cervejaria que leva o mesmo nome, a Brooklyn Brewery. É uma cervejaria de Nova York, cujo nome pertence ao mesmo bairro onde nasceu, o Brooklyn.

IMG_20150113_215758

Uma cerveja que vem crescendo com força no mercado e ganhando fãs com a mesma intensidade. E eu sou uma delas. Ela tem sido a minha cerveja do dia a dia, e posso afirmar com uma certeza e um sorriso no rosto: que cerveja!

A Brooklyn tem um marketing esperto, coisa de americano. Eles envolvem você com letreiros, camisetas, agasalhos, kits, copo, divulgação em massa de oportunidade de trabalho como Embaixador da Brooklyn Brewery no Brasil (nunca fui tão lembrada pelos amigos em um post) e por aí vai. Mas fora isso ela tem o que é o mais importante de tudo: é boa, muito boa! E a lata é super chamativa e tem notáveis 473ml, o equivalente a 1 pint e cabe certinho no copo oficial da cerveja que também é lindo!

IMG_20141220_004048

No final dos anos 1800, quando o Brooklyn era um dos maiores centros de fabricação de cerveja nos EUA, a cerveja lager no estilo “Vienna”  era a favorita dos locais. Fabricada com uma receita pré Lei Seca, que remonta aos dias em que o Brooklyn era a capital de cerveja da Costa Leste, a Brooklyn Lager é uma descendente direta do estilo Vienna Lager.

Exibe uma cor âmbar-dourada e um firme sabor de malte que vem apoiado por um refrescante amargor e um aroma floral de lúpulo que suaviza os maltes caramelo no fim de boca. As qualidades aromáticas da cerveja são reforçadas por dry hopping, que é a adição de lúpulo fresco na cerveja durante a sua fermentação ou maturação, e serve para dar destaque aos aromas do lúpulo na cerveja.

O resultado é uma cerveja maravilhosamente saborosa: suave, refrescante, firme e muito versátil com alimentos. Este casamento do dry hopping que possui inspiração britânica com estilo vienense na fabricação de cerveja resultam em um verdadeiro Original Americano.

Este estilo, American Amber Lager, que em muito lembra uma Vienna Lager acompanha muito bem diversos pratos, de saladas a bifes. Pode ser pizza, hambúrguer, frango, churrasco, peixe frito, carne de porco, pratos asiáticos, ou no caso da foto aqui de baixo, comida mexicana!

IMG_20150121_162647

Eu já provei com todos esses pratos acima e ela foi sucesso absoluto! É uma cerveja robusta, com um amargor presente e de alta drinkability, ou seja, o primeiro gole sempre chama os próximos. Prova de tudo isso são os inúmeros prêmios que a Brooklyn Lager já ganhou, entre eles destacamos:

2010 World Beer Championships: Medalha de Ouro
2011 World Beer Championships: Medalha de Ouro
2010 Craftcans.com 3° lugar
2010 Hong Kong International Beer Awards Winner

Em garrafa ou em lata, a experiência é sempre boa e muito indicada! E para dar de presente ainda tem um kit que é o máximo, vem com as 3 cervejas principais (Brooklyn Lager, Brooklyn East India Pale Ale, Brooklyn Brown Ale) e o copo estilo pint. É o máximo!

20150113_200414

Curiosidade

A The Brooklyn Brewery foi fundada em 1984. Um dos seus fundadores, Steve Hindy,  que era o correspondente da Associated Press no Oriente Médio acabou aprendendo a fazer cerveja na casa de diplomatas. Já de volta aos EUA em 1987, ele e seu vizinho do andar de baixo, o bancário Tom Porter resolveram sair de seus trabalhos para fundar a Brooklyn Brewery.

E mais? A logo da empresa foi idealizada pelo designer Milton Glaser, o mesmo que criou o famoso logotipo “I LOVE NY”. Não a toa é uma das logos de cervejaria que mais faz sucesso no mundo!

Cerveja: Brooklyn Lager
Cervejaria: Brooklyn Brewery
Origem: Nova York – EUA
Estilo: American Amber Lager
Cor: Âmbar dourado
Álcool: 5,2%
Temperatura: 5-7°C
Estilo: American Amber Lager
Maltes: American Two-row, Caramel, Munich
Lúpulo: Hallertauer Mittelfrueh, Vanguard, Cascade, Saphir, Williamette
IBUs: 30

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: