Barbera D’Alba Maria Gioana

Os Barolo e Barbaresco sempre foram considerados grandes vinhos do Piemonte, na Itália, mas existe uma DOC que fica bem entre os dois e produz vinhos excelentes: Barbera D’Alba!

Ao contrário dos Barolo e Barbaresco, produzidos com a uva Nebbiolo, o Barbera D’Alba é produzido com a uva Barbera, cujas principais característica são o elevado teor de acidez natural, mesmo quando completamente madura e de caninos baixos.

DOC Barbera D'Alba
Mapa da DOC Barbera D’Alba, e as cidades de Barolo e Barbaresco sublinhadas em verde.

A D.O.C de Barbera D’Alba fica comprendida entre as cidades de Barolo e Barbaresco, ou seja, possuindo o mesmo terroir, mas utilizando outros padrões de vinificação, sendo capaz de produzir grande exemplares, como o Maria Gioana, da vinícola Giacosa Fratelli, o vinho de hoje.

Barbera D'alba Maria Gioana
Barbera D’alba Maria Gioana

 

O nome deste vinho origina-se de uma velha canção local do Piemonte, que conta a história de uma senhora, Maria Gioana para ser mais preciso, que gostava de beber vinho e por isso todos os seus infortúnios eram curados, sem a necessidade de um médico.

E o vinho é simplesmente espetacular, de colocar muito Barolo e Barbaresco comendo poeira. Elegante e potente, uma ótima opção pra quem busca um bom vinho do Piemonte sem gastar o alto valor pedido pelos seus conterrâneos.

Até a Próxima!

 

Vai, conta aqui o que você achou disso

%d blogueiros gostam disto: